Centro de Educação Infantil Lar de Meimei

 
O Centro de Educação Infantil Lar de Meimei está inscrito no CNPJ nº. 04.356.633/0001-98.
 
Missão
 
Garantir aos alunos uma educação de qualidade, a partir dos pressupostos legais da Educação Infantil, envolvendo todos os atores do processo educativo numa construção coletiva em busca da excelência da educação, a partir de valores, concepções, princípios e crenças, transmitindo e produzindo conhecimentos capazes de orientar e motivar a caminhada do ser humano para a busca de sua auto realização promovendo a inclusão social.
 
Objetivo geral
 
Assegurar às crianças atividades curriculares estimuladoras, proporcionando condições adequadas para promover o bem-estar e o seu desenvolvimento, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual, linguístico, moral e social, mediante a ampliação de suas experiências e o estímulo ao interesse pelo conhecimento do ser humano, da natureza e da sociedade.
 
 
História
 
Em 04 de abril de 1988, foi criada a Creche Lar de Meimei, que funcionaria nas instalações do antigo Albergue Noturno, que havia sido desativado. Inicialmente receberia 26 crianças, e sua finalidade era auxiliar as famílias de baixa renda e as mães solteiras, que não tinham com quem deixar seus filho, no período de trabalho.
 
O nome da creche foi dado em homenagem à professora Irma de Castro, nascida em 22 de outubro de 1922, em Belo Horizonte (MG). Era filha de Adolfo de Castro e Mariana de Castro. Cursou o Grupo Escolar e a Escola Normal em Itaúna (MG), e era reconhecida por sua dedicação, pela alegria, pelo companheirismo e pela delicadeza de sentimento. Era católica, e respeitava profundamente a fé de todas as pessoas. Casou-se em 10 de junho de 1942, com Arnaldo Rocha, com quem não teve filhos. Conhecia todas as obras traduzidas de Lin Yutang, e após a leitura de Um Momento em Pequim, começou a tratar carinhosamente o marido por “Meimei” que significa “AMOR PURO”. Devido à problemas de saúde, faleceu em 01 de outubro de 1946.
 
Em 23 de outubro de 1991, recebeu da Secretaria da Educação de Minas Gerais, através da 15.ª Superintendência Regional de Ensino de Itajubá o certificado registrado sob o n.º 1968, livro 06, folha 198, para funcionar como Creche-Escola, passando a denominar-se Creche Escola Lar de Meimei. Com o crescente pedido de mães necessitando trabalhar, e que não tinham com quem deixar seus filhos, em 20 de dezembro de 1992, foi realizada a inauguração das novas instalações da Creche-Escola Lar de Meimei, que aumentou para 45 (quarenta e cinco), o número de crianças atendidas em período integral.
 
Com a finalidade de se adequar às novas diretrizes educacionais e melhorar suas instalações físicas em conformidade com as necessidades de conforto e segurança das crianças, em abril de 2001, a Creche Escola Lar de Meimei, sob a orientação da 15.ª Superintendência Regional de Ensino, alterou sua denominação para Centro de Educação Infantil Creche Lar de Meimei.
 
Desde a sua fundação, a creche atende em período integral, no horário das 7h às 17h, oferecendo aos alunos alimentação, atendimento médico-odontológico e educacional, sem cobrar taxa ou mensalidade dos alunos.
Até o ano de 2009, a creche era mantida com recursos provenientes de doações e contribuições dos parceiros que se interessavam pela causa e verbas vindas do CEAK. A partir de 2009, foi firmado um convênio com a Prefeitura Municipal de Itajubá, conforme determinações da Lei do FUNDEB nº 11.494. O convênio propiciou o aumento do número de crianças atendidas de 45 para 65 crianças de 0 a 6 anos, assim como foi ampliado o quadro de funcionários, docentes e monitores.
 
Em 2010, a parceria entre a Prefeitura Municipal de Itajubá e o Centro Espírita Allan Kardec, foi renovado, mas por definição da prefeitura, o atendimento de crianças foi delimitado para faixa etária de zero a três anos. Por isso, a creche atende hoje 70 crianças na faixa etária de 0 a 3 anos, em quatro agrupamentos:
 
  • A1- De zero a 1 ano e 6 meses;
  • A2- De 1 ano e 6 meses a 2 anos e 6 meses;
  • A3- De 2 anos e 6 meses e 4 anos (3 anos e 11 meses);
  • A4- De 4 anos a 5 anos (4 anos e 11 meses).