IV Seminário Sul Mineiro de Ciência e Espiritualidade

 

                    "ESTÃO ENCERRADAS AS INSCRIÇÕES PARA O IV SEMINÁRIO

                                SUL MINEIRO DE CIÊNCIA E ESPIRITUALIDADE"

              AS INSCRIÇÕES PODERÃO SER REALIZADAS NO LOCAL DO EVENTO 

 

 

 

Ciência e Espiritualidade

O Projeto Seminário Sul Mineiro de Ciência e Espiritualidade atinge com absoluto sucesso a sua IV edição.

Temos avançado em nossas concepções científicas a respeito do Tema e não podemos permitir que se percam as novas luzes conseguidas com tanto esforço.

O suposto antagonismo entre ciência e espiritualidade, razão e fé desde Pitágoras perde gradativamente o sentido. Discussões cada vez mais convincentes emergem a cada dia nos meios acadêmicos atraindo o interesse de estudiosos e pesquisadores.

Tanto a Ciência quanto a Filosofia e a Religião são vertentes do conhecimento, unidas representam caminhos que fatalmente nos conduzem no mister de compreendermos a Natureza e concomitantemente a nossa existência planetária, não obstante as nossas limitações diante de tantos desafios.

Nessa busca constante a crença religiosa tem se portado como uma bússola na tentativa de explicar: como se originou o Universo? A vida? Ou ainda porque temos consciência e memória, bem como uma mente capaz de refletir acerca de questões tão complexas? Tais questões hoje são parte da pesquisa científica de ponta.

Vivemos numa época peculiar, em que o que antes era território exclusivo da religião hoje faz parte do discurso rotineiro da Ciência. Entretanto, por nos faltar ainda respostas, essas questões continuam nos desafiando.

"Talvez um dos dilemas da humanidade seja a angústia de poder contemplar o divino sem sê-lo."

Temos a capacidade de cogitar sobre a perfeição, a ausência de dor, a imortalidade; mas, tirando a ficção e a fé, não temos como transcender nossa realidade carnal, os limites temporais e espaciais.

Considerando que a Ciência moderna tem apenas quatro séculos (marcando seu início com Kepler e Galileu), e percebendo o quanto fizemos em tão curto prazo, imaginemos o que nos espera neste novo milênio?

Se ainda não esgotamos o conhecimento sobre as coisas da terra, como poderemos entender as coisas dos céus?

 

 

Temas e Palestrantes

 

PROF. CLÁUDIO LIRANGE ZANATTA

Engenheiro Mecânico formado pela Escola Naval; Pós-Graduado em Análise de Sistemas pela (PUC-RJ); e Tecnologias Educacionais pela Fundação Getúlio Vargas(FGV-RJ); Oficial de Marinha. Exerce a Profissão de Piloto de Helicóptero atuando no mercado Offshore; É Revisor Científico do livro "A Gênese, os Milagres e as Predições, Segundo o Espiritismo", de Allan Kardec.

Tema: Retomando a Pesquisa Espírita

A importância do aspecto científico do Espiritismo; Pesquisa Espírita nos Séculos XIX e XX; O que é Ciência e o que seria uma Ciência Espírita; Método de Allan Kardec na Pesquisa Espírita; Metodologia Científica do Professor DR.Hernani Guimarães Andrade; e Proposta de uma metodologia adequada à pesquisa Espírita.

 

PROF. DR. BRUNO VAZ CASTILHO DE SOUZA

Graduado em Astronomia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), mestre em Astronomia pela Universidade de São Paulo (1995), doutor em Astronomia pela Universidade de são Paulo (1999) e pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é Pesquisador do Laboratório Nacional de astrofísica, onde exerce a função de diretor desde 2011. Tem experiência na área de Astronomia, com ênfase em Astrofísica Estelar. Atuando principalmente nos seguintes temas: Astrofísica Estelar, Populações Estelares, Abundancia de Elementos Químicos em Estrelas e Desenvolvimento de Instrumentos Astronômicos.

Tema: Muitas Moradas

Estamos sós no universo? É o planeta terra a única morada adequada à vida inteligente? Estas são perguntas que perseguem o espírito e a curiosidade do ser humano por muito tempo. As respostas para estas questões e as concepções de universo são também, a centenas de anos, motivo de acordo e discórdia entre as religiões e a visão científica ou filosófica de cada época. Apresentamos algumas concepções científicas do passado e como elas se relacionaram com as visões religiosas vigentes e como se apresenta a situação atual de nosso conhecimento na área.

 

PROFª. SILVIA BRAGA

Terapêuta Theta Healing. Certificação Internacional fornecida pelo THINK (Theta Healing Institute of Knowledge. USA. Estudiosa e Palestrante de Física Quântica. Primeira Harpista do Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

Tema: Theta Healing e a Cura Quântica

Theta Healing é uma técnica de cura energética (quântica), que , através das ondas cerebrais Theta, trabalha simultaneamente nos níveis físico emocional, psíquico, mental, energético e espiritual de todos os seres vivos (Humanos, animais e plantas).
Através dessa frequência de onda cerebral, é possível ter acesso 'a mente subconsciente de forma consciente, possibilitando assim a reprogramação de todas as crenças bloqueadoras e auto limitantes, (que são detectadas através de um simples teste da cinesiologia), e que são geradoras das mais diversas desarmonias (doenças) físicas e emocionais. Após serem reprogramadas no DNA, esses novos programas começam a atuar no sistema físico energético do Ser imediatamente, possibilitando inclusive a cura imediata de doenças, pela simples retirada da crença que lhe dava sustentação.

 

Público Alvo 

Profissionais de todas as áreas, alunos e interessados.

 

 

Inscrições

As inscrições poderão ser realizadas através do site até 14 de Novembro ou no CEAK até o encerramento das vagas.

 

                       A taxa de inscrição é de R$ 60,00 e Estudantes R$ 35,00.

 

O evento acontecerá no dia 22 de novembro de 2014, em Itajubá (MG), no auditório Dr. Albert Sabin, da Faculdade de Medicina de Itajubá.

                                 

 

 

 

Links Úteis

 



Realização:
 

 Seminários anteriores: