I Seminário Sulmineiro de Ciência e Espiritualidade

Inscrição

Preencha a ficha de inscrição, que estará disponível via internet até dia 03 de novembro (quinta-feira) de 2011, às 23h. Depois somente serão aceitas inscrições no local.

Faça o pagamento como depósito identificado: Banco do Brasil - c/c 16.992-7 ag. 0308-5 e;

Envie a ficha e o comprovante de depósito para seminario@ceakitajuba.org.br

A ciência chega ao final do século XX com mais dúvidas do que respostas às enigmáticas questões do espírito. Verifica-se em todo o mundo científico um retorno ao conhecimento das origens espirituais do homem, à procura de maiores informações sobre a sua origem cósmica. Buscam-se novos paradigmas para as nossas cogitações científicas, tornando-se impossível conceituar-se o homem de forma reducionista, sem situá-lo devidamente no seu habitat histórico, ignorando sua condição humana e sua multidimensionalidade estrutural. As soluções científicas para os intrincados enigmas da origem e destinação do homem esbarram sempre no transcendente.  Neste século que se inicia o materialismo se apresenta impotente, em franca decadência. A transdisciplinaridade surge como o caminho mais adequado para a solução dos magnos problemas do espírito, neste século que se assenta nas bases das grandes conquistas do século precedente e apresenta um caráter promissor. Certamente suscitará dos homens metodologias mais adequadas, novos enfoques científicos, instrumentos reais que permitirão a conquista de novos paradigmas, mais ajustados aos verdadeiros anseios do homem como ser cósmico.

PALESTRANTES 
 
Tema: Aplicações Clínicas da Espiritualidade
 
FRANKLIN SANTANA SANTOS
Médico geriatra, doutor em medicina pela Faculdade de Medicina da USP. Pós-doutor em Psicogeriatria pelo Instituto Karolinska - Suécia e formação complementar em Saúde e Espiritualidade pela Duke University - EUA; também é professor colaborador da Disciplina de Tanatologia da pós-graduação da Faculdade de Medicina da USP e sócio-fundador da Pinus Longaeva Assessoria e Consultoria em Saúde e Educação.
 
Tema: Ciência e Espiritualidade – Uma Visão Quântico Holográfica
 
FRANCISCO DI BIASE
Médico pela UFRJ, especializado em Neurocirurgia e Neurologia com o Dr. Paulo Niemeyer, Rio, e com Pós-graduação em Neurocirurgia pela PUC – Rio. É o único grand PhD da América do Sul Prêmio concedido pela Academie Europeénne D’ Informatization e World.
 
Tema: No fim da vida: delírios ou ritos de passagem?
 
MARIA DAS GRAÇAS MOTA CRUZ DE ASSIS FIGUEIREDO
Especialista em Psiquiatria pela Unifesp-EPM – São Paulo (SP); Psicoterapeuta de orientação Junguiana; Co-organizadora e Ex-Professora das Disciplinas Eletivas de Cuidados Paliativos e de Tanatologia da Unifesp – São Paulo (SP); Membro do Grupo de Cuidados Paliativos do CREMESP – São Paulo (SP); Membro do Grupo de Cuidados Paliativos do CREMESP – São Paulo (SP); Ex-Professora de Psicopatologia e Psicofarmacologia da FEPI – Itajubá (MG); Professora da Disciplina de Bioética da Faculdade de Medicina de Itajubá – Itajubá (MG); Professora da Disciplina de Fundamentos Humanísticos da Faculdade de Medicina de Itajubá – Itajubá (MG); Professora da Disciplina de Tanatologia e Cuidados Paliativos da Faculdade de Medicina de Itajubá – Itajubá (MG); Coordenadora da Liga de Cuidados Paliativos da FMIt; Supervisora do Projeto “A Arte do Cuidar” da FMIt; Membro do Conselho Editorial da Revista Prática Hospitalar, seção Tanatologia – São Paulo (SP), e da Revista Ciências em Saúde da FMIt – Itajubá (MG); Comenda Colar Gran Cruz Mérito da Medicina pela Sociedade Nacional do Mérito Cívico, 2003; Autora de capítulos em livros de Cuidados Paliativos, Bioética e Psicooncologia; Co-autora do livro “Tempo de Amor: a essência da vida na proximidade da morte”; Difusão Editora, 2007; Co-tradutora do livro “Bilhete de Plataforma: vivências em Cuidados Paliativos”, Derek Doyle, Difusão Editora, 2009; Articulista dos jornais Itajubá Notícias e Conexão Itajubá
 
Tema: A Neurobiologia da Fé
 
RICARDO LEME
Médico pela Faculdade de Ciências Médica da Santa Casa de São Paulo. Neurocirurgião pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP - Doutor em Ciências (Neurorregeneração) pelo ICB da Universidade de São Paulo - Fellowship no Miami Project to Cure Paralysis – Universidade de Miami - Graduando em Física pela Universidade de São Paulo - Graduando em Medicina Antroposófica pela ABMA.
 
PÚBLICO ALVO
 
Profissionais de todas as áreas, alunos e interessados.
 

PROGRAMAÇÃO

Horário

Atividades

8:00 – 8:50

Credenciamento

9:00 – 9:20

Abertura

9:20 – 10:20

Palestra 1

10:20 – 10:40

Debate

10:40 – 11:00

Café da Manhã

11:00 – 12:00

Palestra 2

12:00 – 12:20

Debate

12:20 – 13:30

Intervalo de Almoço

13:30 – 13:45

Momento Cultural

13:45 – 14:45

Palestra 3

14:45 – 15:05

Debate

15:05 – 15:30

Café da Tarde

15:30 - 16:30

Palestra 4

16:30 – 16:50

Debate

16:50 – 17:20

Encerramento


 

AnexoTamanho
Ficha de Inscrição106.5 KB
Folder do Seminário694.5 KB
Cartaz do Seminário584.5 KB
Acesso a Itajubá503.94 KB
Horários de ônibus39.98 KB
Listagem de hóteis48.56 KB