Atendimento Fraterno

O Atendimento Fraterno na casa espírita é a defesa da universalização do direito comum ao diálogo fraterno, igualitário e sem restrições. É um trabalho estruturado de forma a receber as criaturas necessitadas de ajuda que procuram na Doutrina Espírita a solução, ou alívio para os problemas que lhe afligem. É disponibilizar a escuta solidária aos nossos semelhantes, reafirmando nossos compromissos espirituais de respeito e promoção da dignidade entre as pessoas em bases de sigilo e confiança recíproca. Essas pessoas, em geral, vêm de outras experiências no campo do auxílio e procuram o Centro Espírita como "último recurso" para seus males. É a terapia do amor, envolvendo o usuário num clima de paz, tranquilidade, confiança e descontração, conduzindo-o a fazer espontaneamente a sua "catarse", falando objetiva e sinteticamente de seus problemas e aflições.

O atendimento não tem caráter impositivo, catequético, sectário ou doutrinário. Todos são atendidos em bases de igualdade, independente de credo religioso, cultura ou posição social. Não existe intenção de especular sobre o que motivou a procura pela ajuda fraterna no Centro Espírita, nem tampouco  são sugeridas soluções para os casos apresentados. O que acontece durante o atendimento é um diálogo franco e aberto. No entanto, as soluções buscadas certamente serão encontradas pelo atendido no silêncio das suas próprias reflexões.
 
Os atendimentos são feitos por ordem de chegada e deve-se comparecer em pessoa, pois não são feitas marcações antecipadas, nem por terceiros. O atendimento é inteiramente gratuito e tem duração mínima de 15 minutos. O solicitante deverá preencher uma ficha contendo data, nome, endereço e idade, bem como outras informações julgadas necessárias, que serão encaminhadas ao responsável pelo atendimento fraterno.
 
Dias e horários
 
Às quintas-feiras: das 15h às 17h
Aos sábados: às 14h
Qualquer dia e hora: em caso de urgência